Todos nós nos sentimos tristes, desanimados e desinteressados de vez em quando – e isso faz parte. Contudo, existem algumas pessoas que possuem uma tendência a se sentir desta maneira regularmente e de forma duradoura.
A depressão é uma doença caracterizada pela persistência da tristeza, pela falta de interesse por atividades da rotina, pela ausência de apetite e outros sintomas, e é uma das principais causas de suicídio ao redor do globo.
Com rotinas profundamente marcadas pelos efeitos da depressão, pessoas que convivem com a doença agora, graças ao Setembro Amarelo, encontram mais espaços para colocar o assunto em pauta.
Graças à campanha e à visibilidade que ela promove à causa é possível cada vez mais desmistificar a doença e tratá-la não como um tabu, mas como uma realidade que assombra milhares de pessoas no mundo todo.
Setembro Amarelo: a campanha
A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2014 através da parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, com o intuito de conscientizar e prevenir o suicídio.
No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano e esta triste realidade está, na maioria das vezes, relacionada a transtornos mentais como depressão, bipolaridade e até mesmo o uso abusivo de substâncias.
Entendendo a depressão
A depressão, sendo uma das principais causas para os suicídios ao redor do mundo, é um assunto que precisa ser discutido. A troca de informações a respeito do assunto é de suma importância para que este problema de saúde social seja tratado da forma correta.
As principais causas para a depressão são:
-Estresse e ansiedade crônica
-Disfunções hormonais
-Excesso de peso e sedentarismo
-Vícios
-Traumas físicos e psicológicos
-Conflitos conjugais e familiares
-Baixa autoestima
-Desemprego ou grandes mudanças financeiras.
Os principais sintomas da depressão são:
-Baixa autoestima
-Sentimentos de culpa
-Redução do interesse sexual
-Cansaço, mal estar
-Taquicardia
Como o paraquedismo pode auxiliar em casos de depressão
Que os esportes são grandes aliados da saúde mental, todo mundo já sabe. Isso acontece porque os esportes, principalmente os radicais, liberam substâncias no cérebro que são capazes de proporcionar bem-estar, tranquilidade, paz e prazer.
A endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e felicidade, é a principal dessas substâncias. Sua liberação acontece de forma mais intensa, conforme a intensidade do próprio estímulo (experiência).
Ou seja, o paraquedismo, como uma experiência intensa, estimula a produção de endorfina além de ajudar na circulação e na oxigenação do cérebro. Outro hormônio que provoca efeitos interessantes é a adrenalina, liberada em grande quantidade no salto de paraquedas e um excelente aliado para o tratamento da depressão e outros transtornos mentais.
Além disso, como já dissemos em outras matérias deste blog, a prática do paraquedismo está relacionada ao aumento da autoestima, da autoconfiança e da vontade de viver todos a vida de forma extraordinária.