Entenda quais as regulamentações para o salto duplo de paraquedas e saiba qual a idade mínima permitida para saltar.
Não existe idade para sonhar. E, desde os primórdios da vida humana, voar é um sonho comum para quase todo mundo – assim ousamos dizer. O paraquedismo é um dos esportes radicais que te leva para voar e muita gente se questiona a respeito de a partir de qual idade já é possível realizar o salto.
Existem protocolos de segurança diferentes para cada tipo de esporte radical e cada um deles possui suas particularidades. Por isso é importante sempre checar se o lugar em que você vai praticar o esporte atende e cumpre todas as normas de segurança e regulamentação específicas daquele esporte.
Nesse post, você conhecerá as regulamentações básicas para quem deseja fazer um salto duplo de paraquedas como, por exemplo, limite de idade, peso, condições físicas e outros.
Regulamentações para saltar de paraquedas: limite de idade, peso e outros
O órgão responsável pela regulamentação do esporte é a Confederação Brasileira de Paraquedismo. O conjunto de regras estabelecido por essa instituição deve ser levado com seriedade a fim de garantir a segurança e o conforto de quem irá saltar.
Em Boituva – SP, encontra-se o Centro Nacional de Paraquedismo e, lá, as regras são as seguintes:
Idade
A idade mínima permitida para o salto é de 14 anos de idade, sendo necessária a presença dos pais ou qualquer outro adulto responsável. Até os 18 anos a companhia de um responsável é obrigatória e após a maioridade ela deixa de ser.
Não existe idade máxima permitida para saltar de paraquedas. Inclusive, existem muitos paraquedistas idosos que praticam o esporte até hoje – e com uma ótima performance!
Peso
Além da idade, o peso é um dos fatores determinantes para o salto de paraquedas. Isso porque o próprio equipamento de paraquedismo possui restrições com relação à quantidade de carga que consegue suportar.
Pessoas com mais de 95kg devem comunicar antecipadamente a WOW Paraquedismo para a confirmação da possibilidade da realização do salto.
Há uma taxa extra para clientes que se enquadrem nesse perfil. Para mais esclarecimentos entre em contato com nossos canais de atendimento.
Condições físicas
As condições físicas também são um ponto de análise para a prática do paraquedismo. Pessoas que possuem problemas ou histórico de doenças cardíacas, por exemplo, devem portar um atestado médico que libere à prática.
Esportes radicais: segurança em primeiro lugar!
Quando surge a vontade de praticar qualquer esporte radical é de suma importância que você pesquise e se informe corretamente sobre os procedimentos de segurança e a regulamentação.
Esportes que nos colocam em condições extremas e de risco devem ser levados com seriedade e como um compromisso com a vida de todos que ali estão envolvidos.
Dessa forma, quando você pesquisa e está informado, fica difícil ser enganado e cair numa furada que pode colocar sua vida em risco, não é mesmo? Por isso, informe-se e se jogue na aventura dos seus sonhos com confiança, segurança e bem-estar!
Caso você queira dar uma espiadinha e conhecer mais sobre o paraquedismo acesse:
Site da Confederação Brasileira de Paraquedismo
Site da Associação Brasileira de Paraquedistas
Acesse o nosso canal no YouTube e confira o conteúdo que preparamos sobre mitos e verdades do paraquedismo: