Salto de paraquedas
Curiosidade 29.out.2024

Livros que retratam o paraquedismo e o balonismo

Por Helena Buarque

Pular de paraquedas e passear de balão são duas experiências que mudam a vida de uma pessoa. Aventura, adrenalina, superação de limites, enfrentamento de medos… São tantas experiências fortes envolvidas que era se esperar que uma série de livros fossem escritos sobre essas duas atividades.

Para você se apaixonar pelo paraquedismo e pelo balonismo, mesmo sem colocar os pés no céu, a gente montou uma lista bem variada de livros que falam dessas duas atividades e mostram a sua magia, a beleza e a ousadia.

Acima de Tudo
Em Above All Else: A World Champion Skydiver’s Story of Survival and What It Taught Him About Fear, Adversity, and Success (Acima de Tudo: A História de Sobrevivência de um Campeão Mundial de Paraquedismo e o que Ele Aprendeu Sobre Medo, Adversidade e Sucesso, em tradução livre), o paraquedista e treinador Dan Brodsky-Chenfeld mostra as ferramentas e técnicas que aprendeu com o paraquedismo e que podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer um. O autor já era um paraquedista bem sucedido quando, depois de sobreviver a um acidente de avião, ficou em coma, se recuperou e se tornou um dos maiores paraquedistas de competição do mundo.

Além da Folha de Vento
Quer conhecer a história da primeira mulher paraquedista do Brasil? Rosa Helena Schorling – Além da Folha de Vento, de Fabrício Fernandes, conta como Rosa Schorling desafiou preconceitos e, em 1940, se tornou a primeira mulher a saltar de paraquedas no país. Ela foi pioneira em outras frentes também: Rosa foi a primeira mulher a tirar carteira de habilitação e foi a oitava aviadora do Brasil.

Brigada de Infantaria Paraquedista
Numa perspectiva histórica, o livro 70 Anos: Brigada de Infantaria Paraquedista, 1945-2015 ilustra a trajetória da Unidade Aeroterrestre do Exército Brasileiro desde sua criação, em 1945, até os dias de hoje. Com muitas fotos históricas, o livro conta como foram missões históricas, até a participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Anna e o Balão
Se o intuito é encantar os pequenos, o livro infantil Anna e o Balão, com texto de Ferréz e arte de Fernando Vilela, é uma boa pedida. Anna é uma menina que lida com a morte do pai e junta moedas para realizar o sonho de passear de balão.

Curtiu as indicações? Veja mais dicas culturais que te levem a entender melhor o universo do paraquedismo!

 

 

 

 
U.S. Parachute AssociationConfederação Brasileira de Paraquedismo

A WOW Paraquedismo é associada a United States Parachute Association e Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Skydive 4FunJCFly

Parceiros da maior empresa aérea de paraquedismo da América do Sul (Skydive 4Fun) e da principal fabricante (JCFly) de macacões para prática de paraquedismo.