Por PC Mirkai
Como uma pessoa que adora esportes e que acha que a inclusão é uma pauta importante, fico de olho nos esportes paralímpicos – mesmo que o paraquedismo não possa ser considerado um deles. E o Brasil é um expoente nessas atividades: em 12 participações em Jogos Paralímpicos, o Brasil já acumulou 302 medalhas (sendo 87 de ouro, 112 de prata e 103 de bronze), segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Entre as modalidades do esportes paralímpicos estão atletismo, ciclismo, remo, tiro esportivo, natação, tênis de mesa e judô. E todos os esses esportes são uma ferramenta de inclusão para uma série de atletas e de pessoas que gostam de atividades físicas e esportes em geral, pois mostram que somos todos iguais, apesar das diferenças. Afinal, são nada mais que modalidades adaptadas para pessoas com deficiências físicas, visuais ou intelectuais.
Mas esse espaço é dedicado a falar do paraquedismo, não é mesmo? Então vou contar um pouco sobre como o paraquedismo não é um esporte paralímpico, mas é uma modalidade que pode ser adaptada para incluir mais adeptos e permitir a mais pessoas aproveitar as sensações de saltar, voar em queda livre e abrir o paraquedas lá no alto.
E o paraquedismo?
Existem alguns jeitos de permitir que pessoas com deficiências possam praticar o paraquedismo. Uma delas é a adoção da comunicação alternativa, que a gente oferece aqui na WOW Paraquedismo: com a ajuda de um intérprete, já fizemos saltos com pessoas deficientes auditivas. O intérprete nos ajuda a fazer a orientação do que deve ser feito durante o salto, passa todas as mensagens de segurança que os instrutores precisam explicar e faz a ponte da conversa entre os instrutores da WOW e os passageiros.
A gente espera que, com experiências como essa, seja possível incluir cada vez mais amantes dos esportes nesse universo e que as pessoas (com deficiência ou não) possam se beneficiar da prática esportiva e da comunidade que se cria em torno dos esportes.
Confira no nosso canal no YouTube o conteúdo sobre Mitos e Verdades no paraquedismo, que preparamos pra você: