Conheça os procedimentos de segurança do paraquedismo e se jogue nessa aventura com confiança!
Quando falamos sobre saltar de paraquedas, muita gente responde com um “Deus me livre!” ou até mesmo um “Imagina se o paraquedas não abre?!” – e hoje nós estamos aqui para desmistificar isso e contar quais são os procedimentos que fazem dessa atividade uma atividade mais segura do que andar de carro na Rodovia Castello Branco!
Salto duplo de paraquedas e paraquedismo como esporte
O paraquedismo, apesar de ser uma atividade que encanta muitos, ainda é meio que um tabu. A experiência do salto duplo ainda parece menos assustadora para os leigos do que a experiência de ser um atleta paraquedista. As pessoas costumam dizer que é preciso muita coragem e às vezes até insanidade para ser atleta, mas o que pouca gente sabe é que a atividade é BEM mais segura do que costumam pensar.
Segurança no salto duplo
Para quem não sabe, o salto duplo ou tandem é aquele em que o passageiro vai acompanhado por um instrutor e só precisa relaxar e se divertir, porque esse mesmo instrutor é responsável por todas as etapas do salto, incluindo a parte de acionar o paraquedas.
E não é qualquer pessoa que pode ser instrutor de salto duplo, não! Os pilotos tandem precisam ter uma quantidade específica de saltos para poderem levar outras pessoas para viver essa experiência emocionante. Inclusive, essa é uma das últimas carteiras que os paraquedistas podem tirar, porque para isso é preciso ter um nível técnico e uma experiência que garantam a segurança, o conforto e a confiança dos passageiros.
Além disso, como já falamos algumas vezes aqui no nosso blog, os equipamentos de paraquedismo evoluíram muito nos últimos anos e hoje contamos com a mais alta tecnologia para garantir a segurança de todos. Independente de qual a modalidade do salto de paraquedas, é obrigatório por lei que todos os equipamentos contenham um paraquedas reserva, além do principal, obviamente, e também o que chamamos de DAA (Dispositivo de Abertura Automática).
Segurança para os atletas
Na cabeça de muitos, saltar de paraquedas sozinho é impensável. Mas a atividade é bem mais segura do que parece: além do aspirante a atleta ter uma instrução, durante o curso AFF, com profissionais extremamente qualificados, o equipamento dos iniciantes é considerado um dos mais seguros.
O velame (parte retangular de tecido do equipamento) dos estudantes é escolhido de acordo com o peso e tamanho do aluno, o que garante que os movimentos sejam menos arriscados e que o pouso seja mais leve e seguro. O tamanho desta parte do equipamento vai diminuindo gradualmente conforme o aluno vai adquirindo mais sagacidade e experiência no esporte.
Acesse o nosso canal no YouTube e veja como é o passo a passo para quem quer ter o primeiro contato com o paraquedismo: