Por Helena Buarque
Para quem não conhece, pode parecer que os saltos do paraquedismo são todos iguais. Mas a verdade é que o esporte oferece uma gama de modalidades bem diferentes, que vão aumentando os níveis de experiência necessária e também os níveis de adrenalina. Se você está pensando em dar o seu primeiro salto, ou se já é um paraquedista experiente, bora conhecer as diferentes modalidades do paraquedismo!
Salto Duplo (tandem)
Para quem quer experimentar a emoção do paraquedismo pela primeira vez, o salto duplo é a opção certa. Nesta modalidade, o paraquedista iniciante fica colado a um instrutor experiente, que cuida de todo o processo, desde a abertura do paraquedas até o pouso. E dá para sentir todas as maravilhas que o esporte proporciona: a queda livre, o vento na cara, perceber o paraquedas abrindo, o voo tranquilo e a emoção do pouso.
Freefall
O voo em queda livre é a modalidade mais clássica e emocionante do paraquedismo. O paraquedista salta do avião e desfruta de uma queda livre a velocidades que podem chegar a 200 km/h, antes de abrir o paraquedas e descer suavemente até o chão.
Freefly
O freefly é a modalidade de salto que inclui acrobacias e movimentos no ar, utilizando o corpo e o paraquedas como ferramentas para executar piruetas, giros e outras manobras complexas. Essa modalidade exige técnica e habilidade e gera vídeos incríveis, em que os atletas do paraquedismo parecem bailarinos voando.
Formações (big ways)
Para os mais aventureiros, experientes e com coordenação motora, as formações são um desafio que exige sincronia, precisão e trabalho em equipe. Nessa modalidade, que faz parte do freefly, vários paraquedistas se unem no ar para criar figuras no céu, utilizando a queda livre para realizar acrobacias e manobras em conjunto. Existem várias maneiras de fazer formações, uma delas é o head-down.
Wingsuit
O wingsuit é um macacão especial com membranas unindo os braços do paraquedista ao seu corpo, permitindo ao atleta planar como um pássaro, realizando voos longos e controlados. A sensação de voar com o corpo colado ao ar é experimentada desde os anos 30 e proporciona uma sensação liberdade incomparável.
Base Jumping
O base jumping é uma das modalidades mais radicais do paraquedismo, em que o salto é realizado de estruturas fixas, como edifícios, antenas, pontes e penhascos. A falta de altitude e a proximidade com o terreno exigem precisão, muita experiência e técnica avançada.
Skysurf
Essa mistura entre paraquedismo e surf rola no ar, com uma prancha, parecida com a de surf, e o atleta executa manobras em queda livre.
Já deu para ver que cada modalidade do paraquedismo oferece uma experiência única e emocionante. Se você está em busca de adrenalina, desafio ou simplesmente de uma nova forma de aproveitar a vida, o paraquedismo tem muito a oferecer para você. Marca logo a sua vinda para Boituva! Vem pra WOW!