Como o paraquedismo pode te ajudar a ter uma boa saúde mental.
O paraquedismo é um esporte radical de extrema intensidade e cuja prática tem um potencial transformador incrível. É por experiência própria que afirmamos que voar, com certeza, impacta positivamente na forma como encaramos a vida, como nutrimos nossas relações pessoais, profissionais e outros aspectos determinantes para o bem-estar e a saúde mental.
Estresse e ansiedade e saúde mental
O estresse e a ansiedade são mecanismos naturais do nosso corpo que servem para estimular uma ação diante de situações de perigo. Por exemplo, na Era Pré-Histórica, os homens das cavernas provavelmente ativavam esses mecanismos quando surgia algum animal perigoso; na Idade Média, nas grandes guerras e batalhas; e por aí vai.
Atualmente, depois de muita evolução humana, a maioria das pessoas se encontra em uma situação teoricamente confortável (sem guerras, sem necessidade de caçar os próprios alimentos para comer, sem precisar ser nômade) – e provavelmente trabalhando no computador. Contudo, se engana quem pensa que por não ter que caçar e por estarmos em casa no computador, o estresse e a ansiedade da humanidade foram embora para nunca mais voltar.
Na verdade, eles se manifestam de outras formas: as pressões que antes eram uma questão de sobrevivência física, hoje, são uma questão de sobrevivência social e econômica. Sabe aquela promoção que você tanto quer ou aquele erro que você cometeu no trabalho? Aquele carro que você gostaria de comprar mas não tem dinheiro? Aquela resposta atravessada que você deu para alguém que gosta muito? Pois bem, é daí que vêm os nossos estresses e ansiedades.
Só que, ao contrário dos homens das cavernas e outras épocas que corriam, atacavam, batalhavam e agiam reativamente a esses estímulos, a gente tende a represar esses sentimentos e, consequentemente, “estocar” uma grande dose de adrenalina no nosso sangue. E é aí que nasce a famosa bola de neve que, de fato, nos adoece.
Medo, incerteza e paraquedismo
Relacionar o paraquedismo à saúde mental está muito além de dar vazão às grandes doses de adrenalina que estão represadas em nossos corpos. O paraquedismo nos coloca diretamente em contato com a natureza, promovendo bem-estar e felicidade, e também nos ensina a lidar com esses estímulos de estresse, ansiedade, medo, ajudando a criar mais confiança para lidar com as mais diversas situações da vida.
Sendo um esporte de risco, o paraquedismo exige disciplina e raciocínio rápido, nos preparando inclusive psicologicamente para lidar com as incertezas da vida. Além disso, traz mais coragem e disposição para enfrentar desafios, sejam eles pessoais, de relacionamento, no ambiente profissional e outros.
Acesse nosso canal e confira esse bate papo sobre o papel do paraquedismo no bem-estar de quem pratica o esporte: