Todo mundo sabe que praticar esportes faz bem e ajuda a manter a saúde em dia. Mas hoje a gente tá aqui pra te contar sobre 4 benefícios que os esportes radicais proporcionam e que você provavelmente ainda não sabe.
Mas o que é esporte radical?
Para começar esse papo, vamos te dizer que os esportes radicais, no geral, exigem muito mais condicionamento e preparo do que os esportes mais comuns. Mas, calma! Não é por isso que você vai deixar de se jogar numa experiência transformadora, que oferece sensações inesquecíveis e inúmeras vantagens para o corpo, a mente e a alma.
Os esportes radicais geralmente transformam a vida das pessoas num nível tão profundo, que acabam por se tornar mais do que um hobby: um estilo de vida – com muitas aventuras e novos desafios.
Agora que você já está mais inteirado no assunto, vamos aos benefícios?!
Esportes radicais: emoção que faz bem!
1. Sair da zona de conforto
As principais patologias do século 21 como ansiedade, depressão, insônia e outros, estão relacionadas ao estresse. Geralmente associado à grandes pressões no dia a dia, ao nervosismo e ao sedentarismo, o estresse pode ser aliviado com uma boa dose de novidade: um rompimento com a rotina.
Além de proporcionar esse rompimento emocional – e podemos dizer até químico – que leva ao bem-estar, os esportes radicais ainda nos colocam em contato direto com a natureza e o ar livre e possibilitam o desafio e a superação constantes.
2.Novas amizades
A prática de esportes radicais te coloca em contato com pessoas que partilham dos mesmos ideais e, muitas vezes, da mesma visão de mundo que você. Eles são uma ótima oportunidade para viver novas experiências e desafios.
Além disso, a parceria é fundamental para a prática deste tipo de atividade radical. Afinal, ter um amigo por perto sempre traz mais segurança!
3.Condicionamento físico
Como dissemos anteriormente, modalidades de esportes radicais exigem um pouco mais de condicionamento físico, visto que os grupos musculares geralmente são muito exigidos durante as ações.
4.Bate-bate coração
E aqui está a cereja do bolo desta matéria: esportes radicais fortalecem não só os músculos, mas também o sistema cardiovascular. Por serem atividades de alta intensidade, passatempos radicais demandam uma elevação do rendimento cardiovascular, do fôlego, da estamina e consequentemente da resistência.
Bem-estar e saúde
Liberdade, contato com a natureza e bem-estar são conceitos frequentemente associados aos esportes radicais. O que acontece, quando praticamos esportes radicais ou não-radicais, é que a nossa glândula hipófise começa a liberar endorfina (aquele hormônio responsável pela sensação de tranquilidade, disposição mental e física).
O diferencial dos esportes radicais é que quanto mais intensa a experiência, mais endorfina o corpo libera, o que faz dessa modalidade de esportes uma ótima maneira de recuperar o bom humor e fugir do estresse.
Agora que você já conhece os benefícios de praticar esportes radicais, que tal se aventurar e se permitir viver uma experiência emocionante?
Se jogue no imenso céu azul de possibilidades, sinta-se bem e deixe seu comentário nos contando como foi a sua experiência.
Acesse nosso canal e confira esse bate papo sobre o papel do paraquedismo no bem-estar de quem pratica o esporte: