Uma dúvida que aparece sempre aqui na WOW Paraquedismo e também nas conversas dos nossos atletas com quem ainda não conhece tão bem o paraquedismo é sobre a segurança dos saltos. “É seguro mesmo?“, “mas e se o paraquedas não abrir?”, “tem certeza que não vai dar nada errado?” – essas são perguntas frequentes nos papos sobre o esporte aqui em Boituva.
Para ajuda a responder algumas dessas questões, a gente está aqui!
Saltar de paraquedas é seguro, sim! No salto duplo, que é aquele que uma pessoa sem experiência no esporte pula do avião junto a um instrutor capacitado, quem controla tudo é o paraquedista experiente, que tem cerificações e muitas horas de voo. No salto solo, que só quem faz o curso AFF pode fazer, só pula do a quem já passou por por aulas teóricas e práticas e foi avaliado por paraquedistas profissionais.
A tecnologia também ajuda! Todos os saltos contam com um paraquedas reserva, que tem um dispositivo super importante para a segurança dos saltos, o DAA (Dispositivo de Abertura Automática). Quer saber mais sobre o assunto? Temos um vídeo sobre o DAA no nosso canal do YouTube: